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Latin Week: como artistas latinos conquistaram palcos ao redor do mundo?

Latin Week: como artistas latinos conquistaram palcos ao redor do mundo?

Painel na Latin Week avalia ascensão das turnês no cenário global

O cantor Bad Bunny

Como os artistas latinos transcendem fronteiras para conquistar palcos no mundo todo? Nesta segunda-feira (20), o gerente global de turnês Jorge García (Live Nation), o diretor do festival Leizer Guss (OCESA) e o agente Mac Clark (CAA) se uniram para discutir a ascensão das turnês latinas no cenário global e as oportunidades e desafios que surgem com a exportação internacional de música latina.

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Moderado pela editora sênior de música latina da Billboard, Griselda Flores, e apresentado pela Live Nation, o painel desvendou a dinâmica mutável do mercado de música latina ao vivo – desde a entrada em regiões inexploradas até a capitalização do apelo cultural do gênero.

Clark enfatizou a importância de crescer de forma consciente em novas regiões, ajustando estratégias para garantir a sustentabilidade: “Você ainda precisa ser muito cuidadoso com os mercados. Em um ano, os ingressos podem ser vendidos a US$ 40 e, no outro, a US$ 100, e então você perde pessoas no meio do caminho. Você precisa garantir que o crescimento seja acessível.”

Ele destacou o papel fundamental do México como ponto focal nas turnês latinas, descrevendo-o como a “luz guia” para medir o sucesso de um artista: “O México dá o tom na música latina”, observou ele.

“Depois de Bad Bunny, ‘global’ realmente significa global”, destacou Garcia durante o painel. “Todo artista deveria pensar dessa forma. Artistas estão surgindo em Los Angeles ou Guadalajara, e agora temos Peso Pluma vendendo ingressos de 10 mil em Madri, ou Bad Bunny lotando estádios na Austrália.”

Garcia também alertou para o perigo da supersaturação, acrescentando que os artistas precisam ser muito criteriosos com sua produção e estratégias de turnê para evitar se perderem em um espaço cada vez mais lotado.

Já Guss destacou como a demanda pós-pandemia impulsionou a indústria da música latina, descrevendo o momento como “maior, mais amplo, mais rápido”, com os fãs ansiosos para se reconectar com a música ao vivo. Ele também destacou a importância de combinar a combinação perfeita de fatores para realizar turnês que quebrem recordes.

Referindo-se à residência recorde de Shakira, de 12 noites, no Estádio Seguros GNP, na Cidade do México, Guss mencionou um meme popular: “Chovia todos os dias e havia um show da Shakira todas as noites. Foi mágico. Para que acontecesse novamente, muitas coisas teriam que se combinar, e a artista teria que prestar atenção ao México como ela fez.”

Com mais de 30 anos de existência, a Latin Week é o maior e mais importante encontro de artistas latinos e executivos da indústria do entretenimento do mundo.

A Latin Week coincide com o Billboard Latin Music Awards de 2025, que será exibido na quinta-feira, 23 de outubro, pela Telemundo e Peacock.

[Esta matéria foi traduzida da Billboard dos EUA. Leia a reportagem original aqui.]

Shakira
Shakira durante show em São Paulo (Manu Scarpa/Brazil News)

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