Latin Week: como artistas latinos conquistaram palcos ao redor do mundo?
Painel na Latin Week avalia ascensão das turnês no cenário global
Como os artistas latinos transcendem fronteiras para conquistar palcos no mundo todo? Nesta segunda-feira (20), o gerente global de turnês Jorge García (Live Nation), o diretor do festival Leizer Guss (OCESA) e o agente Mac Clark (CAA) se uniram para discutir a ascensão das turnês latinas no cenário global e as oportunidades e desafios que surgem com a exportação internacional de música latina.
Moderado pela editora sênior de música latina da Billboard, Griselda Flores, e apresentado pela Live Nation, o painel desvendou a dinâmica mutável do mercado de música latina ao vivo – desde a entrada em regiões inexploradas até a capitalização do apelo cultural do gênero.
Clark enfatizou a importância de crescer de forma consciente em novas regiões, ajustando estratégias para garantir a sustentabilidade: “Você ainda precisa ser muito cuidadoso com os mercados. Em um ano, os ingressos podem ser vendidos a US$ 40 e, no outro, a US$ 100, e então você perde pessoas no meio do caminho. Você precisa garantir que o crescimento seja acessível.”
Ele destacou o papel fundamental do México como ponto focal nas turnês latinas, descrevendo-o como a “luz guia” para medir o sucesso de um artista: “O México dá o tom na música latina”, observou ele.
“Depois de Bad Bunny, ‘global’ realmente significa global”, destacou Garcia durante o painel. “Todo artista deveria pensar dessa forma. Artistas estão surgindo em Los Angeles ou Guadalajara, e agora temos Peso Pluma vendendo ingressos de 10 mil em Madri, ou Bad Bunny lotando estádios na Austrália.”
Garcia também alertou para o perigo da supersaturação, acrescentando que os artistas precisam ser muito criteriosos com sua produção e estratégias de turnê para evitar se perderem em um espaço cada vez mais lotado.
Já Guss destacou como a demanda pós-pandemia impulsionou a indústria da música latina, descrevendo o momento como “maior, mais amplo, mais rápido”, com os fãs ansiosos para se reconectar com a música ao vivo. Ele também destacou a importância de combinar a combinação perfeita de fatores para realizar turnês que quebrem recordes.
Referindo-se à residência recorde de Shakira, de 12 noites, no Estádio Seguros GNP, na Cidade do México, Guss mencionou um meme popular: “Chovia todos os dias e havia um show da Shakira todas as noites. Foi mágico. Para que acontecesse novamente, muitas coisas teriam que se combinar, e a artista teria que prestar atenção ao México como ela fez.”
Com mais de 30 anos de existência, a Latin Week é o maior e mais importante encontro de artistas latinos e executivos da indústria do entretenimento do mundo.
A Latin Week coincide com o Billboard Latin Music Awards de 2025, que será exibido na quinta-feira, 23 de outubro, pela Telemundo e Peacock.
[Esta matéria foi traduzida da Billboard dos EUA. Leia a reportagem original aqui.]








